Adriana Torres

Porque Relacionar é preciso

Talvez por ter convivido tanto com meu querido e saudoso avô, um homem que acreditava que o ser humano só se realizava servindo a sua sociedade, ou pela minha cultura religiosa, a verdade é que acredito firmemente que todos podem fazer sua parte para que esse mundinho de Deus se torne um lugar melhor pra viver.

Sempre busquei ajudar o próximo da forma que eu acreditava ter condições. Seja num sorriso amigo, num consolo na hora difícil, no estender a mão quando necessário…

Pequenos gestos fazem a diferença nessa vida. Por isso, busco constantemente me engajar em atividades que busquem melhorar, de alguma forma, a vida do próximo.

Sim, eu quero mudar o mundo. Mesmo que esse mundo seja o quintal da minha própria casa…

 

Eu e Vovô Têrencio Torres, na casa dele, em 1987

* Eu e Terêncio Torres, meu avô, em meados de 1987, na casa dele…

 

O Grupo Solidário – Como tudo começou…

 

Sempre gostei de indicar pessoas para oportunidades de trabalho. Fazia isso informalmente desde que entrei para o mercado de trabalho, mesmo tendo passado por alguns problemas com isso. É muito gratificante ver as pessoas alcançando seus sonhos e saber que você pode ter sido um instrumento para que elas conseguissem!

Um dia, em agosto de 2006, resolvi criar o grupo, para ajudar a filha de uma amiga que estava precisando desesperadamente de emprego. Apenas juntei emails de conhecidos e mandei o cv dela com um texto gigante a respeito (sim, eu sou prolixa, eu sei!)

Desde então, fiz isso pelo menos duas vezes por mês, pois fui recebendo cvs de vários amigos. Também comecei a receber vagas e a repassar. Alguns foram chamados para entrevistas, outros foram contratados, outros acharam vagas em outros locais, alguns ficaram e estão no grupo até hoje, após mais de três anos.

Acredito que o mais importante é que as pessoas começaram a acreditar mais em si mesmas, a buscarem o que queriam de verdade. Movimentaram a energia para isso, o que é vital. Algumas eu ajudei a arrumar o próprio cv, outras eu simplesmente conversei, pois estavam se sentindo no último furo, outras dei dicas de entrevistas…até que no final do ano passado o número de cvs aumentou muito.

Descobri alguns sites e um grupo no yahoo que divulga vagas e passei a enviar as mesmas. Mas estava mandando emails demais para os amigos, então resolvi criar um grupo no grupos.com.br que também tem um lugar para blog. Com ajuda de uma amiga, organizamos tudo – e foi um grande sucesso!

Agora, eis que estou aqui, graças ao carinho e apoio daqueles que me ajudaram a criar esse site e que também foram solidários à minha necessidade, como os twitteiros e amigos @kico e @alighieriadamo, a quem agradeço de coração!

Como funciona? Simples, além de postar aqui as vagas recebidas (quase todas da grande BH), posto os minicvs que recebo e dou as dicas para quem quer buscar vagas (incluindo aí análise de currículos, dicas de entrevista e dinâmicas). O importante é acreditar e ir em frente, na busca. O resultado do grupo não é grande, mas a energia que ele movimenta é sim.

Importante: Como os currículos são divulgados para um círculo restrito de amigos e conhecidos, somente posto esses de pessoas conhecidas ou indicadas por membros do grupo que sejam do meu círculo pessoal. A base do grupo consiste na confiança – e indicar é sempre algo delicado e que exige um conhecimento prévio do profissional… por favor, não insistam.

As vagas postadas são recebidas de diversas fontes e não tenho nenhuma relação com as mesmas. Para saber se ainda estão em aberto, outros detalhes e envio de cvs, contate o recrutador referenciado em cada uma delas.

Este trabalho é voluntário e não existe qualquer cobrança para empresas que divulguem suas vagas aqui ou candidatos. E, como todo trabalho voluntário, nem sempre consigo responder em tempo real…

Envie seu currículo para ser analisado gratuitamente. E envie vagas para postarmos, também de forma voluntária!

adriana@adrianatorres.com.br

Lembrando que NÃO divulgo currículos de pessoas não conhecidas do Grupo. Em breve teremos um novo site e essa regra poderá ser revista, mas por enquanto, por favor, não insistam!

Venha fazer parte dessa corrente do bem!

Vagas Recebidas

CVS Indicados

Dicas de Empregabilidade

 

UPDATE: O Grupo Solidário encontra-se parado por falta de tempo. Posto quando possível vagas na página do grupo no facebook: www.facebook.com/GrupoSolidarioBH

O Movimento Nossa BH

Além do Grupo Solidário, eu participo do Movimento Nossa BH. Não conhece? Oo

Então lá vai a historinha do Movimento:

Há pouco mais de uma década, o caos instaurado pela dinâmica evolutiva impulsionou uma reação de Bogotá por meio de um movimento aglutinador, de caráter plural, para incentivar e expandir a participação popular na gestão publica denominado “Bogotá Como Vamos

Em 1997, a maior cidade colombiana era símbolo de caos. Atualmente, é considerada uma das 10 melhores cidades da América Latina para se viver.

A experiência bem-sucedida de Bogotá tem inspirado outros centros urbanos pelo continente e pelo mundo a reagirem. No Brasil, a pioneira foi São Paulo, que em maio de 2007 lançou o Movimento Nossa São Paulo tendo sido seguida por outras cidades em todas as regiões do país.

Em Belo Horizonte, a iniciativa de unir os diversos atores sociais da capital mineira começou a ser discutida em janeiro de 2008 por representantes de organizações empresariais e sociais. Em julho, o lançamento da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis na capital mineira foi um estímulo a mais para a consolidação do Nossa BH.

A iniciativa foi alimentada pelo apoio de Bernardo Toro e Oded Grejew, personalidades fundamentais dos movimentos “Bogotá Como Vamos” e “Nossa São Paulo”, respectivamente, que apresentaram a contribuição dessas experiências para a melhoria da qualidade de vida em suas cidades em evento no dia 08 de julho de 2008 no Museu Abílio Barreto que reuniu mais de cem das mais influentes pessoas e organizações dos setores social e empresarial de Belo Horizonte. A partir da mobilização inicial e do apoio desses atores de experiências bem-sucedidas, outras reuniões foram realizadas visando a gestação do movimento. O lançamento foi em 11 de dezembro de 2008, um dia antes de Belo Horizonte completar 111 anos.

O objetivo do movimento é fomentar a união de forças entre lideranças comunitárias, organizações sociais, empresas, cidadãos e cidadãs, tendo em vista o comprometimento da sociedade e dos sucessivos governos com uma agenda e um conjunto de metas que tenha como foco a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de Belo Horizonte

A principal finalidade do Movimento Nossa BH é identificar e monitorar indicadores de qualidade de vida e percepção dos moradores de Belo Horizonte sobre sua cidade. O movimento pretende também desenvolver estratégias de comunicação e mobilização  da  sociedade  em  torno  de  propostas  e  reivindicações relativas à governança da cidade.

E como participar?

Diversas outras formas de participação e constituição de parcerias podem ser viabilizadas tomando conhecimento, saberes e experiências próprias da instituição.

Acesse o site www.nossabh.org.br e veja como aderir ao movimento. Movimento Nossa BH Rua Timbiras, 2875 – Barro Preto Belo Horizonte – MG Tel. 31. 4141.0341 Email: participe@nossabh.org.br

Notícias do Nossa BH

 

 

Share and Enjoy:
  • Print
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google Bookmarks
  • Blogplay
  • Twitter
  • Add to favorites
  • email
  • LinkedIn
  • Posterous

Receba os posts no seu email:

Delivered by FeedBurner